Clique nas imagens para ampliar
Uma cremalheira é usada em máquinas industriais, pois possibilita que as engrenagens girem de um lado a outro e favoreçam o movimento e funcionamento da máquina. Isso se dá, pois a cremalheira, peça horizontal, acomoda as engrenagens, de movimento rotacional, o que possibilita o movimento das engrenagens com bastante versatilidade.
Sua usinagem é realizada com máquinas fresadoras e essa etapa influencia diretamente no desempenho que a cremalheira terá, sendo seu processo de usinagem chamado de fresamento de cremalheira.
As fresadoras atuais utilizadas para o fresamento de cremalheira são capazes de produzir diversos tipos de cremalheiras para as mais diversas aplicações e para as mais diferentes exigências. Uma fresadora, entretanto não é a única responsável pela qualidade da cremalheira, durante o fresamento de cremalheira, a expertise profissional de dimensionamento e outras especificações da peça determinam a quão alinhada a cremalheira estará às necessidades a qual foi projetada.
O PROCESSO DE FRESAMENTO DE CREMALHEIRA
Existem alguns métodos de fresagem predominantes que são determinados pelo movimento relativo que a fresadora realiza entre a peça e a ferramenta. Para o fresamento de cremalheira, encontra-se disponíveis três grandes métodos, sendo eles a fresagem concordante, a fresagem discordante e a combinada.
No fresamento de cremalheira discordante o sentido, no ponto de contato entre peça e fresa, em que há a rotação da mesma é contrário ao sentido em que a fresa direciona a peça a ser usinada, sendo assim o corte do cavaco inicia-se com uma espessura mínima até o colaborador chegar à espessura desejada. Esse método atribui melhor acabamento às cremalheiras.
O fresamento de cremalheira concordante é realizado com o sentido de rotação da fresa avançando ao mesmo sentido da peça e o corte se inicia com a espessura máxima e alguns tipos de cremalheiras não podem ser usinadas a partir deste método.
Outro método de fresamento de cremalheiras que pode ser feito é o da fresagem combinada que se dá quando a fresa tem seu eixo dentro do campo de corte da peça, assim o percurso do corte se realiza em parte, com o método discordante e o restante no método concordante.
SANTANA EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO ENGRENAGENS E REDUTORES - LÍDER NACIONAL EM USINAGEM DE PEÇAS MECÂNICAS
A Santana Equipamentos de Transmissão ao longo de seus vários anos de atuação busca sempre modernizar-se para atender às exigências do mercado atual e com isso utiliza métodos de fresagem dos mais indicados e com as fresadoras mais atuais e modernas.
A qualificação profissional dos técnicos e colaboradores da Santana Equipamentos de Transmissão influenciam muito na qualidade que as cremalheiras e outras peças usinadas terão, pois como no caso do fresamento de cremalheiras seus colaboradores optam pelos melhores fluídos de corte para que não haja o desgaste precoce da peça.
Levando qualidade em peças mecânicas para setores industriais dos mais diversos e de toda a América Latina, área de comercialização das peças da Santana Equipamentos de Transmissão, a empresa se destacou e ganhou prêmios como o de FORNECEDOR TOP FIVE 2016/2017.
Para saber mais sobre Fresamento de cremalheira
Ligue para 11 3757-8444 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!